logotipo FAESP FAESP home
Reintegrar para não reincidir

Projetos

• Trabalho para a Vida – Corregedoria de Justiça – TJ/RS: Iniciativa do Poder Judiciário gaúcho, que visa estimular a sociedade a buscar alternativas para a geração de trabalho e ensino profissionalizante aos egressos do sistema prisional gaúcho.

• Rede de Inclusão Laboral do Egresso – Responsabilidade Social Compartilhada: Objetiva a criação de oportunidades de trabalho ao egresso

• Eventos Sociais/Financeiros: Eventos organizados pelo Grupo de Patronesses da FAESP com o objetivo de levantar recursos para a subsistência da Fundação.

• Encontros Interativos e Aprendizagens Sucessivas: Atividade regular da FAESP, que vem se tornando um canal de discussão, manifestação e reivindicação à justiça e a sociedade sobre direitos e necessidades do ex-apenado. Os encontros abordam temas vinculados à questão da saúde física e mental, qualificação profissional, oportunidades de trabalho e renda, cooperativismo, direitos civis e responsabilidades sociais, além de aspectos éticos, morais e espirituais da vida humana.

• Projeto Parcerias/FAESP.

• Novos Amigos da FAESP.

• Projeto Conexão Digital – Efeitos da Interatividade entre Egressos e Quase Egressos/FAESP e Casa Prisional (em implantação) No novo projeto Conexões Digitais, a FAESP quer atualizar sua metodologia de trabalho ao utilizar-se da tecnologia para o processo de reintegração social, apostando na interatividade ao conectar egressos que participam do ciclo com apenados do Sistema Prisional através de uma videoconferência, estimulando, assim, o debate e a troca de ideias.

Ecos de Liberdade

Projeto pioneiro no país, a revista “Ecos de Liberdade” já se encontra em sua segunda edição.

A publicação traz depoimentos, artigos e fotos de autoridades, dirigentes da FAESP, parceiros, e, ainda, de ex-apenados atendidos na Casa do Egresso, bem como de participantes dos projetos da Fundação, entre eles, integrantes do convênio FAESP/CORAG.

A revista é voltada para ex-apenados e para aqueles que, de certa forma, estão envolvidos com este público.

Ao promover a reinserção do egresso, a  “Ecos de Liberdade”  também propicia que novos possíveis voluntários se informem, se sensibilizem e possam aderir a esta importante causa.

Áreas de Atuação

Plantão de Atendimento: Acolhe fraternalmente o egresso em suas necessidades, encaminhando-o para as demais áreas.

Área da Educação: Oferece aos egressos cursos e oportunidades educacionais.

Área do Trabalho: Viabiliza oportunidades de trabalho para o egresso no âmbito interno ou externo da FAESP.

Área da Saúde – física e psicossocial: Viabiliza oportunidades de atendimento à saúde do egresso, na Casa do Egresso e fora dela.

Atividades Auxiliares

  • Brechó: Oportuniza aos egressos a doação de roupas, calçados e outros, assim como a venda dos mesmos à comunidade, com retorno financeiro para manutenção da Casa do Egresso.
  • Patronesses: Grupo de senhoras patronesses da FAESP que realiza eventos sociais para angariar fundos para a Fundação.

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 2122 Bairro Partenon - CEP 90650-000 Porto Alegre - RS - Telefone: (51) 33150455